Como é a Política Comercial Norte-Americana?

Reading Time: 6 minutes

Este artigo analisa como os Estados Unidos moldaram sua política comercial ao longo do tempo, criando o método de política comercial norte-americana. Focaliza um período de meados da década de 1940 à década de 1980. O objetivo é mostrar como fatores internacionais e domésticos mudaram o processo de formulação de políticas. Essa mudança levou a uma política de comércio mais nacional e justa.

Antes de mais nada, os EUA desempenham um papel fundamental nas relações comerciais globais, dada a sua forte influência política, militar e econômica. Então, olhar para como os EUA fazem sua política comercial nos ajuda a entender seu papel. Também lança luz sobre a dinâmica econômica global.

política comercial norte-americana
Desde a segunda guerra mundial, os Estados Unidos dominam o mercado internacional

Visão Geral da Política Comercial dos Estados Unidos

Desde o início até a década de 1930, os EUA favoreceram a proteção de seu comércio e a criação do método de política comercial norte-americana . Isso porque vários grupos eram bons em falar com políticos. Eles queriam ajudar suas indústrias a crescer.

Em seguida, depois da década de 1930, as coisas mudaram, enquanto os EUA começaram a falar mais sobre livre comércio e deixar as empresas negociarem mais facilmente. Isso foi influenciado por eventos como a Primeira Guerra Mundial e a Grande Depressão.

Importância do Comércio Internacional para os EUA

Contudo, quando a Segunda Guerra Mundial terminou e a Guerra Fria começou, os EUA decidiram moldar o comércio global. O objetivo era apoiar um mercado livre e manter o sistema estável.

Papel do Congresso na Formulação da Política Comercial

De acordo com a Constituição, o Congresso tem a palavra principal no comércio exterior e na fixação de impostos. Assim sendo, a política comercial torna-se bastante complexa. Como resultado, diferentes grupos empurram seus interesses, influenciando decisões.

Debate Histórico entre Livre Comércio e Protecionismo

No século XX, o Congresso gostava principalmente de proteger a economia. Grupos com vozes fortes muitas vezes influenciaram isso. Às vezes, eles seguiam a ideia de livre comércio para obter benefícios específicos.

Períodos-Chave da Política Comercial Norte-Americana

Pós-Segunda Guerra Mundial até Meados da Década de 1960

Entre 1945 e meados da década de 1960, os Estados Unidos se concentraram em parcerias econômicas globais. Isso porque O seu objetivo era reforçar a Aliança Atlântica e os seus laços com o Japão. A política comercial ficou em segundo plano com a política externa no início da Guerra Fria.

Esse período foi de boom econômico, conforme essa prosperidade permitiu que os EUA desempenhassem um papel de liderança internacional financeiramente. Tal qual os acordos políticos também ajudaram a proteger os EUA de muita pressão pelo protecionismo.

Anos 1970 até Meados dos Anos 1980

As décadas de 1970 e 1980 trouxeram algumas mudanças. Aumentou a pressão por protecionismo. Os EUA testemunharam grandes mudanças em sua abordagem ao comércio como resultado.

Estas alterações deram mais margem de manobra a certos grupos na formação da política comercial. À medida que a Guerra Fria esfriou, os EUA começaram a olhar mais de perto para suas relações econômicas internacionais.

1979 até 1988

De 1979 a 1988, os EUA repensaram suas táticas comerciais. Nesse sentido, começou a usar políticas unilaterais contra grandes rivais econômicos. Um bom exemplo é a Seção 301, uma parte da lei comercial. Deu ao USTR o direito de pedir mercados abertos.

Essa abordagem mais dura levou à tensão., enquanto grupos que queriam proteger o comércio nos EUA muitas vezes discordavam daqueles que queriam mercados mais abertos. O Poder Executivo enfrentou um duro equilíbrio durante esse período.

Origens e Evolução dos Instrumentos de Política Comercial

A Constituição dos Estados Unidos afirma que o Congresso tem o poder de cuidar do comércio com outros países. Isso inclui decidir sobre taxas e tarifas. Por esse motivo, a política de comércio dos EUA funciona de modo complexo, com vários interesses envolvidos.

Cada grupo organizado pode representar diferentes pontos de vista e lutar por seus interesses. Assim, suas ações afetam as leis e decisões sobre o comércio exterior dos Estados Unidos.

Política comercial norte-americana o método
A política de comércio dos EUA funciona de modo complexo, com vários interesses envolvidos.

Constituição dos EUA e o Poder do Congresso

A Constituição dos EUA deixa claro que é o Congresso quem regula o comércio internacional e cobra impostos. Isso ajuda a entender porque a política comercial norte-americana é tão complicada. Vários grupos de interesses disputam para defender o que é melhor para eles.

Então, as leis e decisões importantes sobre o comércio dos EUA refletem estas lutas de interesse. Cada grupo age para garantir o que acha certo, mostrando como esse sistema é dinâmico.

Papel da United States Trade Representative (USTR)

O United States Trade Representative (USTR) tem uma função chave na política comercial norte-americana. Analisar o início das atividades da USTR é fundamental aqui. Isso porque seu trabalho ajuda a moldar as políticas comerciais do país.

O método de Política Comercial Norte-Americano

A evolução da política comercial dos EUA é o nosso foco, pois as instituições são cruciais na política. Eles reúnem diferentes poderes sob a orientação do Estado, mostrando o equilíbrio de poder. Assim também moldam ações e limitam as escolhas para aqueles que tentam promover seus interesses.

Influências Nacionais e Internacionais

A política comercial é moldada pelas influências dos EUA e do mundo. Segundo o qual analisamos como as forças nestas áreas mudaram a forma como a política comercial é feita.

Mudanças no Desenho Institucional

Ao longo dos anos, a composição das instituições de política comercial mudou muito. Isso permitiu que grupos específicos tivessem mais voz na formação de políticas. Isso igualmente mostra uma luta entre protecionistas que querem mais voz e o Poder Executivo, que defende a abertura do comércio.

Impacto Global da Política Comercial dos EUA

Liderança dos EUA no Comércio Internacional

Desde a Segunda Guerra Mundial, os EUA lideram os esforços no comércio global. Apoiou as negociações comerciais abertas e a estabilidade do sistema. No entanto, a partir dos anos Obama, isso mudou. Afinal, tanto Trump quanto Biden introduziram estratégias de proteção.

Política comercial norte-americana o método
Desde a Segunda Guerra Mundial, os EUA lideram os esforços no comércio global

Efeitos sobre os Parceiros Comerciais e as Negociações Multilaterais

A mudança dos EUA para o protecionismo atingiu duramente seus pares comerciais. Desse modo, também está sobrecarregando as negociações internacionais, como as realizadas pelo GATT/OMC. Perder os EUA como líder comercial retarda o enfrentamento de questões mundiais.

Desafios e Tendências Futuras

As próximas eleições presidenciais dos EUA, em 2024, serão chave na política comercial do país. Com a incerteza entre Donald Trump, Joe Biden e Robert Kennedy Jr., o caminho não está claro. Espera-se uma posição mais fechada e crítica ao sistema global de trocas.

Protecionismo versus Liberalização Comercial

Desde Obama, os EUA se tornaram menos dispostos a interagir globalmente e mais protecionistas em sua política comercial. Isso significa mais tarifas e apoio à sua indústria. Com os democratas, o foco pode mudar para apoios em nome do ambiente.

Papel dos EUA em um Mundo Multipolar

Os EUA estão perdendo sua posição de destaque no comércio internacional, num mundo cada vez mais multipolar. Esta mudança pode, sobretudo, tornar o planeta menos seguro ao não lidar bem com desafios como as mudanças climáticas.

Conclusão

Enfim, este artigo analisou como os Estados Unidos mudaram sua política comercial ao longo do tempo, falando sobre momentos importantes, o início das ferramentas de política comercial e o efeito da política em todo o mundo. Aprendemos que a política comercial dos EUA não é simples, uma vez que é moldado por coisas que acontecem dentro dos EUA e ao redor do mundo.

Assim, coisas como as próximas eleições e o papel dos EUA em um mundo variado afetarão a política comercial americana. Isso influenciará como as políticas dos EUA afetam o comércio com outros países.

Política comercial norte-americana o método
A Constituição dos EUA deixa claro que é o Congresso quem regula o comércio internacional e cobra impostos.

Definitivamente, o Brasil também precisará pensar nessas mudanças. Terá de analisar como criar regras comerciais que lhe permitam vender mais produtos no estrangeiro. Dessa forma, nosso estudo visa ajudar o Brasil a entender quais leis ajudam ou prejudicam suas exportações.

Para concluir, investigamos como a política comercial dos EUA mudou e onde ela está agora. Exploramos como fatores locais e globais se combinam para influenciar essa área econômica chave. À medida que o mundo continua a mudar, os efeitos em países como o Brasil serão um grande problema a ser observado.

Gostou desse artigo? Confira também nosso artigo sobre o relacionamento comercial entre Brasil e Japão, preparado com muito carinho. Te aguardamos lá.

BAIXE NOSSO E-BOOK GRÁTIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOSSO E-BOOK ENTENDENDO A LOGÍSTICA ATUAL GRATUITAMENTE
Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.